quinta-feira, 19 de maio de 2016

Mula (Muar, Besta, Burro)



Mula, mulomumuarestaburro, é a prole de um jumento masculino (Jack) e um cavalo fêmea (égua). Os cavalos e jumentos são espécies diferentes, com diferentes números de cromossomos . Dos dois híbridos entre estas duas espécies, uma mula é mais fácil de obter do que um hinny, que é o fruto de uma jumenta (Jenny) e um cavalo masculino (garanhão).
As mulas são "mais paciente, de pé firme, resistente e de longa duração do que cavalos, e eles são considerados menos obstinado, mais rápido e mais inteligente do que jumentos."

Biologia

A faixa de peso médio para uma mula é entre cerca de 370 e 460 kg (820 e 1.000 libras).  Embora isso depende de cada animal, uma mula de exército pode "levar até 72 kg e andar 26 km sem descanso."  de um modo geral, um mulo pode ser embalado com "peso morto" de até 20% do seu peso corporal, ou cerca de 90 kg (198 lb). O equino média, em geral, pode levar-se a cerca de 30% do seu peso corporal em peso "ao vivo", como um cavaleiro. enquanto algumas mulas podem carregar peso vivo até 160 kg (353 lb), a superioridade da mula se torna aparente em sua resistência adicional.
A mula é valorizado porque, enquanto ele tem o tamanho ea capacidade de cobertura do solo de sua mãe, é mais forte do que um cavalo de tamanho similar e herda a resistência e disposição do senhor de burro, que tende a exigir menos alimentos do que um cavalo de semelhante tamanho. Mulas também tendem a ser mais independente do que a maioria dos outros do que o burro equinos domesticados


Características:

A mula é um exemplo ilustre de vigor híbrido . Charles Darwin escreveu: ". A mula sempre parece-me um animal mais surpreendente que um híbrido deve possuir mais razão, a memória, a obstinação, afeto social, a capacidade de resistência muscular, e duração da vida, do que qualquer um de seus pais, parece indicar que a arte tem aqui superado a natureza ". 
A mula herda de seu pai os traços de inteligência, tenacidade, resistência, disposição e cautela natural. A partir de sua mãe ele herda velocidade, conformação, e agilidade. mulas apresentam uma inteligência cognitiva mais elevada do que as suas espécies parentais.

Fertilidade:

Asinina e muar têm 63 cromossomos , uma mistura do cavalo de 64 e o burro de 62. A estrutura diferente e número normalmente impede que os cromossomos de emparelhar-se corretamente e a criação de embriões de sucesso, tornando a maioria das mulas infértil.


Fontes: Wikipédia, Google Imagens


Nenhum comentário :

Postar um comentário