quarta-feira, 18 de maio de 2016

Equoterapia


Equoterapia (EAT) engloba uma gama de tratamentos que inclui atividades com cavalos e outros equídeos para promover o crescimento físico, ocupacional e emocional em pessoas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), ansiedadeautismoparalisia cerebraldemênciadepressão, atraso no desenvolvimento, síndromes genéticas (como a síndrome de Down ), lesões traumáticas cerebrais, problemas comportamentais, problemas de abuso, distúrbio stress pós-traumático (PTSD), problemas com drogas e álcool, e outros de saúde mental. essa terapia não é projetado para substituir terapias mais vulgarmente utilizados.
Equoterapia não é o mesmo como atividades desportivas adaptativas envolvendo horsemanship. Pilotos com deficiências têm demonstrado realizações na nacionais e internacionais para-equestre competições.

Princípios Básicos da Equoterapia:

A andadura do cavalo imprime movimentos tridimensionais, ou seja, em três eixos distintos para cima e para baixo, para um lado e para outro e para frente e para trás, que são estímulos somatossensorial, proprioceptivos e vestibulares para o praticante cavaleiro.
  • Desenvolver o controle postural do praticante pelo estímulo à via dos substratos do controle motor local.
  • Desenvolver o equilíbrio do praticante pelo estímulo aos substratos de controle motor postural, reações de ajuste, de defesa e de endireitamento corporais.
  • Aperfeiçoar o assento do praticante sobre o cavalo pelo estímulo do controle motor global. Nesta fase o praticante aperfeiçoa e aplica feedback/feedforward adquiridos, que o permitem manter-se equilibrado sobre à sela e unir-se coordenada e harmoniosamente aos movimentos do cavalo, desenvolvendo com o animal um conjunto biomecânico melodioso


Programas de Equoterapia:

É sabido que cada indivíduo, com deficiência e/ou com necessidades especiais, tem o seu “perfil”, o que o torna único. Isto evidencia a necessidade de formular programas individualizados, que levem em consideração as demandas daquele indivíduo, naquela determinada fase de seu processo evolutivo. A equoterapia é aplicada por intermédio de programas individualizados organizados de acordo com: ­•as necessidades e potencialidades do praticante; ­•a finalidade do programa; ­•os objetivos a serem alcançados, com duas ênfases: •a primeira, com intenções especificamente terapêuticas, utilizando técnicas que visem, principalmente, à reabilitação física e/ou mental; •a segunda, com fins educacionais e/ou sociais, com a aplicação de técnicas pedagógicas aliadas às terapêuticas, visando à integração ou reintegração sócio-familiar.

Educação/Reeducação

Este programa pode ser aplicado tanto na área de saúde quanto na de educação/reeducação.
Neste caso o praticante tem condições de exercer alguma atuação sobre o cavalo e pode até conduzi-lo, dependendo em menor grau do auxiliar-guia e do auxiliar lateral.
A ação dos profissionais de equitação tem mais intensidade, embora os exercícios devam ser programados por toda a equipe, segundo os objetivos a serem alcançados.
O cavalo continua propiciando benefícios pelo seu movimento tridimensional e multidirecional e o praticante passa a interagir com o animal e o meio com intensidade. Ainda não pratica equitação e/ou hipismo.

O cavalo atua como instrumento pedagógico.Fonte ANDE-BRASIL 2009.



Fontes: Wikipédia, Google Imagens

Nenhum comentário :

Postar um comentário