terça-feira, 17 de maio de 2016

Alter-Real


Origem: Portugal e Espanha
Uso: Cavalo de Esporte e de Tourada

O alter-real, inicialmente desenvolvido na coudelaria Alter-Real em Alter do Chão, no Alentejo, é uma estirpe do cavalo lusitano.
É um cavalo muito dócil e inteligente, utilizado principalmente no adestramento. A sua pelagem padrão é geralmente castanho e a sua altura varia de 1,52 a 1,62 m.

História

O Alter-real teve sua origem em Portugal, no início do século XVIII, quando trezentas éguas andaluzas das mais finas linhagens foram trazidas de Jerez, na Espanha, para a corte portuguesa.
Inicialmente chamado de Alter-do-chão mas depois seu nome foi mudado para Alter-Real. Entre 1809 e 1810, a raça foi ameaçada durante as invasões napoleônicas, quando as tropas francesas roubaram os melhores exemplares da raça.
Cruzamentos com Puro-Sangue Inglês e Árabe enfraqueceram a raça, havendo grande perda de seu caráter racial mas foram salvos da extinção através da raça Lusitano, sendo-o na verdade subespécie desta raça.
No início do século XX, foram tomadas medidas para devolver ao Alter-Real suas antigas características e o seu melhor uso no mundo atual, além da sua preservação.
Hoje a reprodução do Alter-Real é controlada pelo Ministério da Agricultura Português.





Fontes: Wikipédia, Google Imagens




Nenhum comentário :

Postar um comentário