quinta-feira, 6 de julho de 2017

Entendendo a cabeça, o pescoço e a cauda



A Linguagem corporal é super importante para nós intender o que o cavalo esta sentido, Apenas com uma boa leitura da linguagem e do comportamento do cavalo um treinamento positivo, com o uso do afeto e não do medo, será possível. A capacidade de entender o que o animal expressa com certas vocalizações e atitudes permite ao dono se relacionar com ele de maneira mais significativa e reforça o vínculo entre os dois.



Observe a maneira de o cavalo posicionar a cabeça. Como acontece com outras partes do corpo, o cavalo pode comunicar diversos estados de espírito através do porte e da movimentação da cabeça. Se souber interpretar esses gestos, você será capaz de adivinhar seu estado de humor.
  • O cavalo está alerta e curioso quando fica de cabeça erguida.
  • A cabeça baixa também poderia ter uma variedade de significados. Cavalos fazem esse gesto quando acatam uma ordem do treinador ou do dono, mas também quando estão deprimidos — o que precisa ser tratado com um veterinário.
  • Quando o cavalo abaixa a cabeça e faz com ela um movimento pendular de um lado para o outro, está manifestando agressividade. Afaste-o, se você puder, do que quer que esteja a irritá-lo. Se for impossível fazer isso em segurança, recue até uma distância segura do animal enquanto ele não se acalma.
  • Se o cavalo vira a cabeça para o lado, como se tentasse enxergar a lateral do corpo, talvez esteja com alguma dor abdominal.


Observe os movimentos da cauda. O cavalo sacode a cauda para espantar moscas e insetos. Apesar de a posição natural da cauda variar de raça para raça, alguns gestos expressam a mesma coisa em quase todas elas.
  • Além de afugentar insetos, o animal também sacode a cauda para advertir outros cavalos a não se aproximarem ou por agitação. Tal humor é facilmente identificável pela rapidez e agressividade com que ele realiza o movimento, bem mais intensas do que quando ele tenta espantar insetos.
  • Erguer a cauda é sinal de que ele está feliz e alerta.Em potros, o mesmo gesto é sinal de euforia ou apreensão.
  • Quando põe o rabo entre as pernas, pode ser que haja algo incomodando o animal, como uma mosca em seu abdômen.


Observe o porte e a tensão do pescoço. O cavalo usa essa parte do corpo de várias maneiras para expressar nervosismo, relaxamento etc. Entender o significado desses gestos o ajudará a perceber melhor o ânimo dele.
  • Quando o pescoço está esticado, mas os músculos parecem relaxados, ele provavelmente está tranquilo e feliz.
  • Em contrapartida, se os músculos do pescoço parecem tensos ao toque, seu cavalo provavelmente está estressado e infeliz.

Fonte: http://pt.wikihow.com/Entender-Um-Cavalo

Nenhum comentário :

Postar um comentário