terça-feira, 26 de abril de 2016

Corrida de Cavalo (Turfe)


Corrida de Cavalo é um esporte desempenho equestre, envolvendo dois ou mais jóqueis que montam cavalos ao longo de uma distância definida para a competição. É um dos mais antigos de todos os esportes e sua premissa básica - para identificar qual dos dois ou mais cavalos é o mais rápido ao longo de um curso de conjunto ou a distância . Se manteve inalterado desde os primeiros tempos.

corridas de cavalos variam amplamente no formato. Muitas vezes, os países desenvolveram suas próprias tradições de corridas de cavalos particulares. Variações incluem restringir corridas para determinadas raças, correndo por cima de obstáculos, correndo distâncias diferentes, rodando em diferentes superfícies de pista e correr em diferentes andamentos.

Enquanto os cavalos são, por vezes, correu puramente por esporte, uma grande parte do interesse de corridas de cavalos e importância econômica reside no jogo associado a ele, uma atividade que em 2008 gerou um valor mundial de mercado em torno 115 bilhões de dólares.

História

Corrida de cavalos tem uma história longa e distinta e tem sido praticada em civilizações em todo o mundo desde os tempos antigos. registros arqueológicos indicam que a corrida de cavalos ocorreu na Grécia antiga, Babilônia, Síria e Egito. Ele também desempenha um papel importante de mitos e lendas, como a disputa entre os corcéis do deus Odin e o Hrungnir gigante na mitologia nórdica .

corridas de Chariot era um dos grego antigo mais popular, romanos e bizantinos esportes. Ambos carro e montado corridas de cavalos eram eventos nos Jogos Olímpicos antigos gregos por 648 aC e foram importantes nos outros jogos pan-helênicos. Isso apesar do fato de que as corridas de carro muitas vezes era perigoso para o motorista e cavalo como eles frequentemente sofreu ferimentos graves e até a morte. No Império Romano, carros e corridas de cavalos montados eram grandes indústrias. e da meados do século 15 até 1882, primavera carnaval em Roma fechado com uma corrida de cavalos. Quinze a 20 cavalos sem cavaleiros, inicialmente importados da Barbary Coast do Norte de África, correu o comprimento da Via del Corso, uma longa rua da cidade em linha reta, em cerca de 2 ½ minutos.

Em tempos posteriores, puro-sangue de corrida era, e é, muito popular entre os aristocratas e royalties da sociedade britânica, ganhando o título de "esporte dos reis".


Historicamente, equestrians aperfeiçoou suas habilidades através de jogos e corridas. desportos equestres desde entretenimento para multidões e afinados a excelente horsemanship que era necessário na batalha. Corrida de cavalos de todos os tipos evoluiu de competições de improviso entre pilotos ou controladores. Todas as formas de concorrência, que exigem competências exigentes e especializadas de ambos cavalo e cavaleiro, resultou no desenvolvimento sistemático de raças especializadas e equipamentos para cada esporte. A popularidade do desporto equestre ao longo dos séculos, resultou na preservação de habilidades que de outra forma teria desaparecido após cavalos deixou de ser usado em combate.


Turfe no Brasil

A promoção de corridas de cavalos e venda de apostas em território brasileiro é regida por lei federal. As principais entidades de turfe no Brasil que organizam reuniões com periodicidade semanal, dentro de um calendário oficial, constituídas de vários páreos em que competem apenas thoroughbreds(Puro Sangue Inglês) em hipódromos de volta fechada (pista ovalada) são:
  • Jockey Club Brasileiro/ Hipódromo da Gávea, (Rio de Janeiro)
  • Jockey Club de São Paulo/ Hipódromo de Cidade Jardim, (São Paulo)
  • Jockey Club do Rio Grande do Sul / Hipódromo do Cristal, (Porto Alegre)

O Programa Turfístico

Cada corrida é chamada páreo. Uma reunião turfística é composta por vários páreos, com intervalos entre eles, quando são efetuadas as apostas. Os páreos grosso modo, podem ser comuns, ou clássicos. Os comuns selecionam as inscrições por idade e número de vitórias dos animais. Os clássicos, são as principais provas, e entre eles, destacam-se os Grandes Prêmios. As provas máximas de cada entidade turfística são os Grandes Prêmios, disputados com calendário tradicionalmente definido.

A partida

A largada de uma corrida de cavalos é um dos momentos mais importantes, pela possibilidade de haver algum acidente ou prejuízo por retardo de algum animal. A responsabilidade da largada é de um executor, o starter, que aciona o mecanismo que permite os cavalos progredirem na pista.
Embora, alguns filmes mostrem a largada com um tiro de pistola para cima, na largada tradicional é usado o "Box"(como é conhecido) ou o "Starting Gate", nele cada cavalo tem seu espaço, com uma porta atrás e uma na frente, na hora da partida, os cavalos vão para dentro do "Box", são fechadas as portas(da frente e de trás) e já pode ser dada a partida, na partida toda as portas são abertas simultaneamente e a corrida começa.
Geralmente os locutores falam "foi dada a partida!" logo após a largada.

As Corridas 

Os cavalos podem correr montados por jóqueis - corrida a galope - ou atrelados a uma aranha ou charrete (harness racing) - corridas de trote (menos comuns no Brasil).
As corridas podem ocorrer em linha reta (seja em simples canchas retas no meio rural) ou com traçado de forma ovalada, ou triangular, como em sofisticados hipódromos nas grandes cidades.
Nos percursos fechados o sentido do deslocamento dos animais varia nos diversos hipódromos, sendo o sentido horário left-handed-(o mesmo dos ponteiros do relógio), o mais frequente; mas também há corridas right-handed, no sentido anti-horário (ao contrário dos ponteiros do relógio). Na Inglaterra é utilizado o sentido horário ("english style"). Nos EUA e no Brasil é mais utilizado o sentido anti-horário ("American style").

As distâncias dos percursos variam nas competições, mas situam-se na maioria das vezes entre 400 metros, nas canchas retas, até 4000 metros em provas especiais, denominadas Grandes Prêmios.O percurso pode ser plano ou com obstáculos, chamada steeplechase, menos frequente.

As distâncias mais habitualmente percorridas são: 1000 metros para os cavalos mais velozes (sprinters); 1600 para os animais chamados milheiros (1609 metros=uma milha); e 2400 (milha e meia) para competidores mais resistentes (fundistas).
O cavalo de corrida atinge uma velocidade acima de 60 km/h.

Modalidades de apostas

Foi criado um Plano Geral de Apostas através de lei federal, mas cada entidade atende as suas particularidades.
Existem várias possibilidades de apostas,sendo as mais tradicionais:
  • Vencedor: também conhecida como ponta, é a aposta direta no cavalo vencedor.
  • Placê: vale se o cavalo apostado chegar em primeiro ou segundo lugar.
  • Dupla: o apostador deve selecionar dois animais, sendo que um deles deve chegar em primeiro e o outro em segundo lugar, independente da ordem.
  • Exata: também conhecida como dupla-exata, consiste em acertar o primeiro e o segundo colocados na ordem correta de chegada.
  • Trifeta: são os três primeiros colocados na ordem correta. Pode-se fazer apostas simples (um cavalo para primeiro, outro para segundo e mais um para terceiro) ou combinadas (quantas inversões quiser).
  • Quadrifeta: são os quatro primeiros colocados na ordem correta. Pode-se fazer apostas simples (um cavalo para primeiro, segundo, terceiro e quarto lugares) ou combinadas (quantas inversões quiser).
Pule ou poule é o nome popular do boleto (bilhete) de aposta.

Fontes: Wikipédia, Google Imagens


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