Appaloosa é uma raça de origem norte-americana, muito conhecida por seu padrão de pelagem apelidado como "cavalo pintado".Ele distingue-se pelas cores que são herança de cavalos primitivos, visto que trata-se de uma raça muito antiga, representada em pinturas rupestres datadas de até 18.000 anos a.C.
A Raça ficou conhecida como cavalo de índios, pois era montada por guerreiro indígenas norte-americano, mas foi na china que esses cavalos ganharam valor, virando artigo de luxo e apreciação pela nobreza chinesa. Porem foi na America do Norte que, através de um rígido processo de seleção e desenvolvimento de cavalos campeões feito pelo índio, que esses cavalos se tornaram aptos para caça e a guerra.
A partir de 1938, com a formação do Appaloosa Horse Club, vem-se tentando melhorar a raça com cruzamentos utilizando os tipos Quarto de Milha, Puro Sangue Inglês e Árabe.
O nome Appaloosa vem do Rio Palouse, que corta a região de Nez Perce, no planalto do rio Columbia.
Este cavalo mede entre 1,42 m e 1,62 m. A pelagem é nevada ou salpicada com manta branca sobre lombo, garupa e posteriores.
O porte é médio, tem temperamento dócil, veloz, vigoroso, robusto e resistente. A velocidade é uma característica que pode ser notada inclusive no início da criação deste equino.
Origem no Brasil
O Appaloosa foi introduzido no Brasil na década de 70, especificamente em São Paulo, pelo criador Carlos Raul Consoni. Em 1974, nasceu o primeiro animal desta raça no Brasil.
Fontes: wikipédia, ruralcentro, google imagens.
Nenhum comentário :
Postar um comentário