Alimentar um cavalo pode ser confuso, pois há diversas rações disponíveis e não há dois cavalos iguais. A quantidade e o tipo de alimento a ser dado dependerá do tipo, da idade, do peso, da saúde e da carga de trabalho do animal, do clima no qual ele está e do que está disponível localmente. Continue lendo para aprender como alimentar um cavalo.
ENTENDENDO AS NECESSIDADE NUTRICIONAIS DE UM CAVALO
1° Dê ao animal bastante água fresca e limpa. Os cavalos precisam de 19 a 57 litros de água por dia. Se possível, permita ao seu acesso à água em tempo integral. Caso não possa, dê água a ele pelo menos duas vezes por dia e deixe-o beber por vários minutos.
- A água no cocho do seu cavalo deverá estar limpa e não congelada. Mantenha o cocho limpo enxaguando-o com uma mangueira todo dia.
2° Forneça a seu cavalo bastantes carboidratos estruturais. Estes, como o feno e a grama, são essenciais para a dieta do animal. Os cavalos comem grandes quantidades de feno e grama todos os dias como fonte principal de comida. Na verdade, esses equinos devem consumir cerca de 7 a 10 kg, ou de 1 a 2% do próprio peso corporal em feno todos os dias, portanto garanta que o seu animal sempre tenha bastante feno para mastigar.
- O feno dado ao cavalo não deve ter mofo nem poeira.
3° Dê ao animal carboidratos não estruturais com moderação. Estes, como a aveia, o milho e a cevada, também são essenciais para a nutrição de um cavalo. Forneça quantidades pequenas de grãos ao equino durante o dia. Os cavalos também podem comer 200g de grãos para cada 50 kg de peso corporal diariamente. Alimente o seu animal com grãos em duas ou três porções espaçadas igualmente durante o dia.
- Meça as porções para dar ao cavalo a quantidade correta.
- Se o clima estiver quente, alimente o equino com grãos durante as horas mais frias do dia, como no começo da manhã ou no final da tarde.
4° Complete a dieta do animal com ração para fornecer proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Embora o cavalo obtenha a maior parte das calorias do feno e da grama, você deve dar a ele um pouco de ração fortificada todos os dias para ajudá-lo a preencher as lacunas nutricionais. A proteína, a gordura, as vitaminas e os minerais são partes importantes da nutrição do seu equino, mas não são exigidos em grandes quantidades.
5° Suplemente conforme a necessidade. Se você achar que seu cavalo não está obtendo todas as vitaminas e minerais necessários só com a ração, pode complementar a dieta dele com suplementos especiais para cavalos. Só tome cuidado para não sobrecarregá-lo com vitaminas em excesso, o que pode causar problemas tanto quanto uma deficiência.
6° Dê guloseimas com moderação. Dar guloseimas a seu cavalo quando quiser recompensá-lo é uma ótima maneira de criar vínculos com ele também. Apenas procure não exagerar com elas, ou o animal pode aprender a esperá-las ou até tentar achá-las nas suas roupas.
- Maçãs frescas, cenouras, feijões verdes, cascas de melancia e aipo são ótimas guloseimas para cavalos.
Fonte; http://pt.wikihow.com/Alimentar-um-Cavalo