Veja algumas das curiosidades da raça de cavalo conhecidos como Cavalos dos Indios;
O Appaloosa é uma raça de equitação do noroeste dos Estados Unidos.
A característica marcante destes cavalos é ter muitas vezes um vestido manchado, entre outras características físicas surpreendentes.
Hoje o Appaloosa é uma das raças mais popular no mundo.
Os cavalos Appaloosa se caracterizam principalmente pela pelagem malhada. No entanto, essa pelagem não constituem um padrão, como se pode ver nas fotos. Alguns tem manchas coloridas geralmente mais vivas nos cavalos do que nas éguas. As principais características físicas comuns a todos são as extremidades finas e ósseas, crinas espessas, raios verticais bem nítidos nos cascos e corpo musculoso.
A criação da Raça no brasil existe desde 1970.
Atualmente, segundo a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Appaloosa (ABCCA), há em todo o país, oficialmente, cerca de 2 mil criadores formando um plantel de cerca de 25 mil animais. O maior número se concentra no estado de São Paulo, seguido por Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Bahia e Distrito Federal.
Formada a partir dos cavalos introduzidos pelos colonizadores europeus na América, estes animais de plástica inigualável corriam soltos pela bacia do rio Colúmbia e seus afluentes onde foram capturados e domesticados pelos Nez Perce, índios guerreiros que habitavam o vale do rio Palouse, uma região dominada pelos colonizadores franceses.
Os Nez Perce domavam os cavalos pintados, usando-os como meio de transporte, montaria de caça e como instrumento de guerra nas constantes batalhas com os brancos.
O appaloosa leva o seu nome a partir do rio Palouse , que é a versão latinizada de "gramado" os caçadores canadenses franceses foram usadas para batizar a região xix século. O "cavalo do gramado" e torna-se um "Palouse" que se transforma em Inglês "appalosey" e depois "Appaloosa"
Cobiçados pelo "homem branco", os cavalos Appaloosa passaram a ser motivo de disputas constantes, notadamente quando foram estabelecidas as rotas comerciais entre o Sul e o Norte.
Fontes: Wikipédia, ABCCA e Google Imagens.